Estudantes da rede municipal de ensino utilizam estrutura do SESI, diversão e prática esportiva para melhor aprendizagem

Alunos do ensino fundamental de Ourinhos iniciam atividades no Sesi

Estudantes da Emef Amélia Abujamra Maron participaram na tarde de quarta-feira (17) de atividades físicas e recreativas no Sesi de Ourinhos. Ao todo, 72 crianças de três turmas do 6º ano do ensino fundamental se revezaram na prática de exercícios físicos orientados e supervisionados por professores do Sesi-SP e da rede municipal. A ação integra a parceria estabelecida no início do ano pelo Prefeito Lucas Pocay para a implantação do Sistema Sesi-SP de Ensino a 7 mil alunos do nível fundamental de educação.

O Secretário Municipal da Educação, Wilson de Moraes Rosa Filho, diz que a cada semana estudantes de uma Emef diferente poderão utilizar as estruturas esportivas do Sesi. “Toda semana virá uma escola diferente, com turmas dos sétimo, oitavo e nono anos do ensino fundamental. Os alunos, além do material didático, vão utilizar o espaço do Sesi-SP para uma integração maior, inclusive entre os professores. São jogos cooperativos e colaborativos, atividades que os estudantes não costumam praticar nas escolas”, diz Wilson.

Estudantes tiveram aula de rugby

Quarta-feira (17), as crianças da escola Amélia Maron receberam os primeiros ensinamentos sobre o rugby, esporte coletivo originário na Inglaterra, que utiliza uma bola parecida com a do futebol americano. Também se envolveram em gincanas de mobilidade e percepção espacial, além da prática de modalidades do atletismo, como lançamento de dardo e corrida com barreiras. “É muito bom, nem parece escola, parece um hotel. Gostei muito da atividade ‘campo minado’. Tivemos que atravessar obstáculos sem olhar, só com orientações de um parceiro”, declara Adrian Claro, aluno do 6º ano da Amélia Maron. Além de surpreso com a estrutura do Sesi-SP, Adrian se diz contente com a mudança do material didático. “Já estamos utilizando as apostilas do Sesi-SP. O conteúdo é bem diferente e estou gostando muito”, diz. 

Segundo Cintia da Silva Ferreira, diretora do Centro de Atividades Sesi Manoel da Costa Santos, de Ourinhos, o Sistema Sesi-SP de Ensino compõe uma das parcerias mais importantes estabelecidas entre a entidade e os municípios. “A parceria é novidade em Ourinhos. Ela contempla o sistema de ensino, a formação de professores. E, para incrementar as atividades, desenvolvemos as gincanas esportivas e recreativas que são realizadas de forma colaborativa para que os alunos do município vivenciem - na prática, valores como trabalho em equipe, integração, amizade, cooperação imprescindíveis ao convívio social e, que fortalecem nossa parceria de trabalho”, explica.

Os alunos utilizaram a excelente estrutura do SESI

O Sesi de Ourinhos oferece a seus alunos e associados estrutura de lazer com academia, aulas de dança, hidroginástica, natação e outra série de atividades esportivas. A estudante Dandara Fernandes, do 6º ano da Emef Amélia Maron, foi pela primeira vez ao local e ficou impressionada com a estrutura da unidade. “É muito legal. As quadras, os campos, as atividades. Aprendi até a jogar rugby. É um esporte diferente, estou gostando muito”, afirma.

As novidades apresentadas despertaram a ansiedade dos alunos, conforme observou o educador físico e coordenador de qualidade de vida do Sesi-SP, Fransciso Pinheiro. “A ansiedade é grande porque são propostas diferentes do que acontece no dia a dia da escola. Procuramos desenvolver atividades que evidenciem o trabalho em equipe e fortaleçam a integração entre os alunos.”
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »