Vereador Abel Fiel solicita estudos para melhoria nos salários dos coletores de lixo



A possibilidade de realização de estudos com o objetivo de alterar o salário dos coletores de lixo da SAE foi tema do requerimento elaborado pelo Vereador Abel Diniz Fiel (PTC), que também foi assinado pelos vereadores Cido do Sindicato (PSD), Carlinhos do Sindicato (PSB), Sargento Sérgio (PRB) e Santiago de Lucas Ângelo (PSC).

Abel relatou durante a 4ª Sessão Ordinária, realizada ontem, 02, que atualmente o salário-base da categoria é de R$1071,00 e com os descontos fica abaixo de um salário-mínimo. “Propusemos esse requerimento, pois a situação desses servidores que muitos chamam de lixeiros, coisa que não é verdade, pois lixeiros somos nós que produzimos lixo, eles são, na verdade, coletores, é muito delicada. Fazem um trabalho árduo, faça chuva, sol, nada os impede de trabalhar e hoje têm um salário-base muito baixo. A situação piora se verificarmos os que estão afastados, geralmente por acidente, ou aposentados, pois quando estão em atividade ainda conseguem um pequeno aumento com horas extras trabalhadas e insalubridade. Os coletores fazem um trabalho perigoso, vivem grudado nos caminhões, esse nosso requerimento precisa ser avaliado com urgência”, destacou.

O vereador contou também que já esteve reunido com o Prefeito Lucas Pocay (PSD) para tratar do assunto. “Falei com o Prefeito Lucas sobre o requerimento e ele já se mostrou bastante sensibilizado e pediu o estudo sobre a possibilidade de elevar do nível 3 para o nível 4 agora e depois, futuramente, para o nível 5 o vencimento dos coletores. Gostaria de agradecer essa atenção imediata do Prefeito”.

O vereador Santiago também falou sobre o requerimento. “Gostaria de parabenizar o vereador Abel pela iniciativa e também me colocar à disposição dos coletores. Agradeço o Prefeito Lucas que viu com muito bons olhos esse requerimento e vai tomar providências”.

Outro parlamentar que se pronunciou foi Cido do Sindicato. “Não poderia deixar de falar dessa valorosa categoria. Estivemos no Gabinete do Prefeito e o que importa é que agora a justiça será feita, pois essa categoria merece uma remuneração melhor. Agradeço o Prefeito Lucas, para os coletores não tem sol, não tem chuva, caco de vidro, cães correndo atrás, tem escala e cumprimento de jornada, nada mais justo do que essa melhoria, pois passarão menos dificuldades na aposentadoria”.

Edvaldo Lucio Abel “Vadinho” (PSDB) também parabenizou o vereador Abel. “Sempre pensei que temos que valorizar mais os coletores, inclusive já apresentei um projeto de decreto legislativo cirando o Dia do Coletor, que é 20 de setembro. Fiz isso para que nesse dia possamos valorizar mais os coletores, mostrando sua importância no dia a dia de todos nós. Vou ficar muito feliz quando o Executivo enviar o projeto de alteração dos vencimentos para que possamos votar e aprovar”.

Abel finalizou a questão lembrando que 1º de março é a data base dos servidores e que o  momento é ideal. “Também não posso deixar de falar que no último concurso foi exigido ensino médio para a vaga de coletor”.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »