Lucas anuncia bolsas gratuitas de qualificação profissional em parceria com o SENAI




A Prefeitura iniciou na segunda-feira (20) as inscrições para 256 bolsas de qualificação profissional em diversos cursos oferecidos pelo SENAI de Ourinhos, uma das organizações da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

O anúncio do projeto foi feito pelo Prefeito Lucas Pocay, na manhã de sexta-feira (17), durante visita às instalações do SENAI no município. Na ocasião ele reafirmou a importância da parceria entre SENAI e Prefeitura. “A população de Ourinhos tem mais uma conquista com as vagas gratuitas que a Prefeitura vai disponibilizar pelo SENAI, que é essencial para as indústrias da cidade. A estrutura de capacitação é excelente e cada vez mais os jovens são preparados para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Por isso a importância da parceria entre o município e o SENAI, para que os jovens continuem tendo condições de ter mais chances de emprego”, declarou Lucas, lembrando que outra parceria de sucesso com a FIESP foi a implantação do Sistema SESI de ensino na rede de Educação de Ourinhos.

Para participar do processo seletivo às 256 bolsas, o candidato precisa ter mais de 18 anos e atender os pré-requisitos de escolaridade mínima, conforme o exigido por cada curso, renda familiar, entre outros. Após apurados os dados, os selecionados receberão um e-mail confirmando o benefício da bolsa um dia antes do início dos cursos, e deverão procurar a secretaria da escola para realizar sua matrícula, conforme orientações que estarão descrita no e-mail.

Segundo o diretor do SENAI João Domingos Chiari Sanchez, as primeiras turmas começam dia 4 de março e as próximas no decorrer deste ano. Ele salientou a importância da parceria SENAI-Prefeitura e o apoio prestado pelo Prefeito Lucas Pocay. “Essa parceria é vital. SENAI existe hoje graças a essa parceria. E, pela boa vontade demonstrada pela atual administração vai perdurar por muito tempo. A formação profissional da cidade está muito vinculada com o que o SENAI oferece e pelas demandas de emprego da cidade. Todas as nossas áreas estão ligadas ao setor econômico da cidade. A visita do Lucas hoje nos honra porque coroa o fato de que o SENAI é algo importante e que está na pauta da Prefeitura de Ourinhos”, declara João.

O diretor também informa que as vagas oferecidas pela bolsa estão distribuídas entre os cursos de Manipulador de Alimentos; Costureiro de Máquina Reta e Overloque; Pedreiro Assentador; Auxiliar Mecânico Automotivo; Traçador de Caldeiraria; Serralheiro em Aço Carbono; Inspetor de Qualidade; Montador de Painéis; Auxiliar Mecânico de Manutenção; Mantenedor de Microcomputador; Soldador de Eletrodo Revestido.

A visita do prefeito Lucas Pocay às instalações do Senai foi acompanhada pelo diretor regional da FIESP em Ourinhos, Robson Martuchi, que também exaltou a importância do SENAI para a sociedade ourinhense. “O SENAI é fundamental em qualquer localidade porque traz a qualificação profissional, melhorando as empresas já instaladas e desperta o interesse de outras indústrias a se instalar no município. Por isso a importância da parceria com a Prefeitura. O município pode trazer uma indústria e o SENAI vai providenciar o curso para que a indústria tenha mão de obra qualificada. Para nós é muito importante a presença do Prefeito Lucas, que está totalmente disposto a colaborar. É uma pessoa jovem, que pensa no futuro, tanto que divulgou essa nova parceria disponibilizando cursos de qualificação para a comunidade de maneira gratuita”, ressalta Robson.

O secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Júlio Gurgel, corroborou as informações de Robson e classificou como incalculável a importância da parceria Prefeitura-SENAI para a comunidade. “Ter qualidade de capacitação de pessoal em Ourinhos é um privilégio porque capacitar as pessoas gera qualidade de vida, emprego e desenvolvimento social. O SENAI tem função institucional fantástica. A forma de parceria com a Prefeitura possibilita a oportunidade de ser introduzido no mercado de trabalho. Então isso é um grande projeto”, diz.

O coordenador de administração escolar do SENAI Rodrigo Gatto, também recepcionou o Prefeito Lucas Pocay e explicou como funciona o processo seletivo para as 256 bolsas de qualificação. “Os interessados deverão realizar suas inscrições para o processo seletivo, através do site: https://ourinhos.sp.senai.br/. "Os candidatos poderão acompanhar a situação de sua inscrição através do site, utilizando o número do seu CPF para consulta. Será concedida somente uma bolsa para cada aluno, ou seja, uma pessoa não poderá fazer mais de um curso simultaneamente”, observa.


Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »