Ourinhos fecha parceria com entidade de proteção aos animais silvestres

Os responsáveis pela APASS Aguinaldo Marinho e Natália e receberam o técnico Ronnie da SMMAA para firmarem o convênio

A Prefeitura de Ourinhos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, firmou convênio no início de setembro deste ano com a APASS (Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis). A entidade é a única na região autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo a realizar o manejo de animais silvestres. A ação dá cumprimento a Lei Estadual 11.977/2005 e conta com o respaldo da Polícia Militar Ambiental e do Ministério Público através do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente). Ourinhos é uma das primeiras cidades no Estado a cumprir a lei. "Estamos encerrando nosso mandato com as principais ações relacionadas ao meio ambiente já efetivadas e a proteção aos animais silvestres é uma delas", destacou a prefeita Belkis.

Aves apreendidas pela polícia são cuidadas e recuperadas para voltarem a natureza
Felinos de grande porte como a onça parda são vítimas de atropelamentos e de colheitadeiras de cana. Muitos filhotes chegam órfãos na entidade


De acordo com o secretário de meio ambiente, Diógenes Correa Leite, a realização do convênio é uma conquista para a causa animal no município. "Nosso esforço foi recompensado através deste convênio, foram meses estudando um projeto viável para a parceria com a APASS. Muitos animais são apreendidos e resgatados no município, principalmente pela Polícia Ambiental, que é quem tem autorização para fazer o transporte deles. Com a assinatura deste convênio nosso trabalho na secretaria ganha mais um grande parceiro, pois a APASS é uma entidade que já provou cuidar muito bem dos animais silvestres".

O presidente da APASS, Aguinaldo Marinho, informou que além do recebimento dos animais silvestres a entidade realizará capacitação dos funcionários da SMMAA. "Nosso plano de trabalho também contempla a capacitação do servidores municipais para lidar com animais silvestres, especialmente os bichos peçonhentos. Com isso os funcionários estarão aptos a realizar de forma adequada o manejo de algumas espécies".

Animais domésticos

Nossa cidade também mantém convênio com entidade protetora de animais domésticos (caẽs e gatos), onde com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura a ADAO (Associação Defensora dos Animais de Ourinhos) realiza a castração de cães e gatos. Aproximadamente 1 mil animais são castrados todo ano pelo projeto.

Outra ação importante do município em relação aos animais domésticos é a apreensão de animais de grande porte (bovinos e equinos) soltos nas ruas oferecendo risco a segurança no trânsito e podendo causar acidentes. Através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos a Prefeitura realiza o recolhimento destes animais.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »