SIPAT movimenta e orienta estudantes da ETEC de Ourinhos

Escola Técnica promoveu semana para prevenir acidentes e doenças entre alunos e professores


A Escola Técnica Jacinto Ferreira de Sá, de Ourinhos, promoveu de 22 a 26 de agosto a 1ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. A atividade envolveu os mais de mil alunos da instituição, além dos mais de 100 professores e colaboradores da unidade.
 

Segundo o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Odair Aquino de Campos, a proposta foi de orientar colaboradores, alunos e professores quanto aos cuidados necessários para prevenir doenças e acidentes, não somente no ambiente de trabalho, mas também fora das atividades escolares e profissionais. “Temos um compromisso com a segurança do trabalhador e também dos alunos. Essa segurança não envolve apenas o ambiente do trabalho ou escolar, mas também o dia a dia dessas pessoas”, explica o presidente da CIPA.
 

Essa foi a primeira vez que a Escola Técnica realizou uma semana de atividades para prevenir acidentes no trabalho. Estudantes de vários cursos participaram das atividades, dentre eles, os de técnico em Enfermagem e Canto. Aliás, os alunos de curso Técnico em Canto promoveram um espetáculo à parte, se apresentando em um coral de vozes e interpretando músicas da MPB, emocionando e motivando os demais participantes.
 

Programação – Uma extensa programação agitou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, realizada pela CIPA da ETEC Jacinto Ferreira de Sá. Os participantes receberam orientações sobre prevenção a doenças e também sobre como prevenir acidentes no trabalho. A programação incluiu, inclusive, medição do Índice de Massa Corpórea e Pressão Arterial, além de teste capilar, de acuidade visual e de Hepatite C.
 

Alunos e professores também receberam orientações específicas sobre o combate e prevenção ao uso de drogas e álcool e práticas de primeiros socorros. No encerramento, o médico Fernando Aturo Diez Perez abordou o tema Aids/DST, orientando os participantes na prevenção ao uso de drogas. “Foi uma semana intensa, onde os alunos e colaboradores puderam vivenciar algumas situações do dia a dia e observar de que forma podem evitar a contaminação por doenças, levando outras pessoas próximas a se conscientizarem da importância da prevenção para evitar problemas mais graves”, conclui o presidente de CIPA.
 

ETEC Ourinhos – Fundada em 1970, a Escola Técnica Jacinto Ferreira de Sá, de Ourinhos, oferece cursos em dez eixos tecnológicos, atendendo mais de mil alunos e envolvendo mais de 140 colaboradores. Os cursos ofertados são de Técnico em Açúcar e Álcool, Edificações, Enfermagem, Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática, Redes de Computadores, Contabilidade, Comércio, Secretariado, Transações Imobiliárias, Administração, Canto e Segurança do Trabalho, além das turmas do Ensino Médio Integrado e Regular.
 

O Curso de Canto, por exemplo, reúne alunos de vários municípios paulistas e paranaenses. Essa formação permite ao aluno profissionalizar-se na interpretação de obras musicais de repertórios diversos, com acompanhamento ou não de instrumentos. A partir da formação técnica em canto, o profissional da área estará apto a desenvolver atividades de desempenho vocal ao vivo e em estúdios de gravação, como recitais, musicais, espetáculos teatrais, shows e eventos. Mais informações sobre a ETEC Jacinto Ferreira de Sá e como ingressar nos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site www.eteourinhos.com.br ou pelo fone (14) 3322-4908.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »