SAE realiza palestra sobre a implantação do moderno sistema de tratamento de esgoto – ETE de Ourinhos

Belkis fala sobre Ourinhos ter sua primeira Estação de Tratamento de Esgoto

A SAE – Superintendência de Água e Esgoto realizou na tarde desta quarta-feira, 15, palestra sobre a implantação da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto da Bacia do Rio Pardo, parte do programa Saneamento para Todos que tem como objetivo promover a melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida da população por meio de ações integradas e articuladas de saneamento básico no âmbito urbano com outras políticas setoriais, e com a população beneficiada.
 

Uma das ações integradas é o projeto social “Nosso Rio – Respeito ao Meio Ambiente”. Este projeto através da divulgação de informações, capacitações, oficinas e demais atividades propostas destina-se a incentivar ações sociais, ambientais e econômicas, compreendendo o tripé da sustentabilidade para a formação de cidadãos com hábitos e valores que venham agregar positivamente nas intervenções e modificações tanto no esgotamento sanitário quanto em outras questões socioambientais em pauta.
 

A palestra contou com a participação da prefeita Belkis Fernandes, do superintendente da SAE Haroldo Adilson Maranho, de secretários municipais, representantes da Caixa Econômica Federal, da Polícia Ambiental, da Associação Comercial de Ourinhos, da AERO, da Diretoria Regional de Ensino, empresários, dentre outros.
 

Prefeita Belkis e superintendente
Haroldo destacaram a importância da ETE
Sobre a importância da ETE, a prefeita Belkis destacou: “Esta obra é uma grande conquista para Ourinhos. A Estação de Tratamento de Esgoto é muito importante porque tratará também da questão da saúde pública e da sustentabilidade ambiental”.
 

O superintendente Haroldo ressaltou o benefício que a Estação de Tratamento de Esgoto trará. “A construção da ETE é um sonho antigo e vai substituir a lagoa de decantação às margens do Rio Pardo que temos atualmente, para atender as normas exigidas pela CETESB”.
 

Palestrante Leandro Dias falando
sobre a questão socioambiental
e tipos de tratamento de esgoto
Tecnologia avançada

O engenheiro ambiental Leandro Dias ministrou a palestra pela sua vasta experiência na área, sendo atualmente gerente de projetos junto ao Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP, numa abrangência de 24 municípios.
 

O engenheiro ambiental Dias contou que ao ler o projeto da ETE Ourinhos ficou impressionado, pois o mesmo superou suas expectativas, uma vez que conta com o que há de mais moderno nesta área (processo de lodo ativado).

Representantes de diversos órgãos
participaram da palestra
Dias ainda abordou na palestra a importância do trabalho socioambiental que será desenvolvido pelo Governo Municipal, para informar e conscientizar a população sobre o que pode e o que não pode ser despejado na rede de esgoto, tais como absorventes, fraldas, restos de comidas, não jogar óleo de cozinha na rede doméstica, remédios ou ácidos provenientes da limpeza de pisos, dentre outros detritos, para facilitar o tratamento do esgoto que será devolvido ao rio. Ao final da palestra, Dias abriu espaço para esclarecer dúvidas sobre o tema.

Passo a Passo 
Por ser uma obra de grande porte, estão sendo seguidas diversas etapas, tendo iniciado no ano de 2013 com a inserção do projeto no Ministério das Cidades e desde então está sendo discutido com a Caixa Econômica Federal. Também em 2013 a SAE obteve a licença ambiental da CETESB para a construção da ETE. 

Em 2014, ocorreu reunião para assinatura do convênio para a Implantação da Estação de Tratamento de Esgoto entre a prefeita Belkis, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal Geraldo Luiz Machado de Oliveira e o superintendente da SAE Haroldo. Ainda em 2014, foi aprovado pela Caixa, o projeto social que será desenvolvido juntamente com a construção da ETE. Em 2015 a SAE enviou o projeto executivo que ainda está em análise pela Caixa. O convênio é proveniente de financiamento da Caixa Econômica Federal oriundo do FGTS.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »