I Fórum Cidade Tecnológica apresenta evoluções na área de Tecnologia da Informação no município


Foi realizado na manhã desta quarta-feira, 22, I Fórum Cidade Tecnológica na Casa dos Engenheiros (AERO). O evento foi promovido pela Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com uma grande adesão de participantes, estiveram presentes empresários da área, entidades e estudantes e coordenadores da FATEC. 

A Prefeita Belkis Fernandes realizou a abertura oficial do evento. “A modernização da gestão passa também pela capacitação, por isso a importância desse fórum. É um grande orgulho para Ourinhos, termos a Santa Casa como uma referência, por ser pioneira no sistema de informatização que em muitos lugares do Brasil não possui”, destacou. 

“O Governo Municipal também tem destaque nacional com a implantação do Projeto "Ourinhos Digital", que trata da inclusão digital do cidadão e após a implantação da primeira fase no Calçadão e Praça Melo Peixoto, nos próximos dias estaremos entrando na segunda fase, com implantação nas Feiras da Lua da Cohab e Vila Kennedy. Além disso, a Prefeitura de Ourinhos nos últimos anos passou pelo processo de implantação do sistema de informatização em vários setores, com foco na transparência e visando aproximar o cidadão da gestão pública municipal”, complementou Belkis. 

O Deputado Federal Capitão Augusto destacou a satisfação de ver Ourinhos como uma das cidades pioneiras na questão de modernização do uso da internet. “Vejo que tantas prefeituras anseiam realizar projetos relacionados a tecnologia, que já vem sendo realizado em Ourinhos. A Prefeitura com o Projeto Ourinhos Digital e com um Portal da Transparência bem moderno  e a iniciativa pioneira da parceria da Santa Casa com a IBM colocam nosso município na vanguarda dos meios digitais”, ressaltou. 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Valdir Bergamini, falou sobre a implantação do projeto Ourinhos Digital. “Iniciamos a primeira etapa pela Praça Mello Peixoto e no calçadão. Agora estamos fazendo a instalação na feira da lua da Cohab e Vl. Kennedy. Dentro das possibilidades iremos expandir para o máximo de espaços públicos. O intuito é proporcionar para a população ourinhense a internet gratuita. Atualmente, mais de 1.500 usuários devidamente cadastrados e usufruindo desse benefício”, informou. 

O evento teve o objetivo de promover o intercâmbio de informações entre os participantes, com o intuito de fomentar e incentivar o desenvolvimento tecnológico no município de Ourinhos.

Parceiros elogiam Fórum 

 Presidente da ACE, Diógenes Correa Leite, ressaltou que as parceiras público-privada tem sido benéficas para desenvolvimento de Ourinhos. “A ACE e os demais parceiros  estão juntos em prol do crescimento do município nos últimos anos. Esta união tem desenvolvido o potencial da cidade. A inclusão digital e a questão da tecnologia são temas relevantes na atual conjuntura e vem para beneficiar o consumidor e comércio”,  afirmou. 

“É uma satisfação para AIOR apoiar ações como esta. A tecnologia dentro da indústria é fundamental, tudo depende de automatização, da tecnologia da informação e digital. Esses recursos vieram para melhorar qualidade do produto. Por isso é importante o conhecimento e o debate sobre este assunto, pois  interfere na indústria e nos outros segmentos”, destacou o presidente da AIOR, Edenilson Natale.

Também estiveram presentes no evento, o prefeito de Ipaussu, Luiz Carlos Souto, o Diretor Regional da FIESP, Robson Martuchi e o Gerente Regional, Wilson Nishimura que entregou o  prêmio Prefeito Empreendedor para a Prefeita Belkis. 

O Fórum contou com o apoio da empresa CNT (Central Network Tecnologia) , Grupo Taisei, IBM, AIOR (Associação das Indústrias de Ourinhos e Região), ACE, SEBRAE, AERO e FIESP.

Palestras

Durante o encontro foram apresentadas 3 palestras. O primeiro foi o case de sucesso da Prefeitura de Ourinhos com o projeto “Ourinhos Digital”, apresentado pelo empresário Itagil Júnior da CNT (Central Network Tecnologia). 

A empresa é parceria da Prefeitura para implantação do projeto. O empresário explicou como funciona o “Ourinhos Digital”. Os interessados devem realizar cadastro deve ser feito no site www.ourinhosdigital.com.br e qualquer pessoa pode se cadastrar.

A segunda palestra foi sobre “Tecnologia Digital aproximando o cidadão da administração pública”, apresentado pelo Coordenador de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Ourinhos, Leandro Leme, o representante da Empresa Onix, Isac Espanhol e a professora Patrícia da Secretaria de Educação. Neste tópico foi abordado sobre a informatização do sistema da Prefeitura. 

Parceria Grupo Taisei com Santa Casa 

Por fim, o representante do Grupo Taisei, Nilton Tadayoshi, apresentou o case sobre a Rede Social de Saúde – Santa Casa de Ourinhos. O presidente da Santa Casa, Celso Zanuto, também falou sobre a parceria e parabenizou a Prefeitura e os parceiros envolvidos para a realização do I Fórum de Tecnologia do município. 

O Grupo Taisei, possui sede na cidade de São Paulo, conta atualmente com cerca de 50 colaboradores internos, distribuídos nas diversas frentes de negócio da empresa. Vem desenvolvendo importantes parcerias com empresas de porte internacional na área da Tecnologia da Informação e Comunicação, visando sempre a obtenção de ofertas diferenciadas para seus clientes.

Conta com uma grande diversidade de negócios em seu portfólio de produtos e serviços, que vão desde a venda de hardware e software, desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e outsourcing de recursos humanos até o desenvolvimento de complexos trabalhos de consultoria, objetivando o atendimento das diferentes necessidades de negócio existentes. 

Um dos grandes projetos do Grupo é o suporte tecnológico  de telemedicina entre os hospitais, que pretende atender formar grupos para gerar informações e interligar todas as unidades em no território do Brasil. O Projeto é desenvolvido em parceria com empresa multinacionais.

Atualmente, esse projeto é desenvolvido em diversas entidades no território nacional, incluindo a Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos. “A Santa Casa é uma pioneira na região e no estado de SP. Este é um case de sucesso que tem sido exemplo para outras entidades”, destacou Pedro Borges, representante do Grupo Taisei. 
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »