Estar com a saúde em dia é fundamental, começando pela saúde bucal, afirma Ari Raposa

Share:
Ari Raposa, Drª Ana Paula e Cristiane

Apesar de já estarmos em 2016, à saúde bucal é ainda uma das principais preocupações do Ministério da Saúde. Sendo que as atenções não se limitam apenas pela utilização de práticas de escovação adequada ou simplesmente as visitas periódicas feitas ao dentista. Os problemas que giram em torno da Saúde Bucal, são muito mais sérios e deve ser erradicado de nossa sociedade o quanto antes.

A prevenção deve ser realizada desde a tenra idade, isto é, o aparecimento dos primeiros dentes de leite de uma criança, sendo a prevenção uma prática por toda a vida. Porém, o que pouco se fala é quanto a um ponto muito importante, causador as principais doenças bucais que é a desnutrição, sendo este fator um dos que pode levar a vários problemas de saúde: atraso do nascimento dental, má formação estrutural no esmalte dos dentes, alterações na saliva, problemas na gengiva e cárie, vários tipos de câncer. Tudo isso já que a má nutrição causa baixa imunidade, levando a diversos tipos de doenças, frente à baixa imunidade, favorecendo o avanço das infecções por todo o corpo, inclusive na boca, a principal porta de entrada do corpo humano.

Preocupado com a saúde e bem estar das pessoas, o SINDICAM OURINHOS (Sindicato dos Caminhoneiros de Ourinhos e Região), criou a mais de 3 anos o PROJETO “SORRINDO NA ESTRADA”, que conta com a UNIDADE MÓVEL ODONTOLÓGICA. “A periodicidade ideal para visitar um dentista é de 6 meses e não é bom que ultrapasse um ano. É pensando nisso que disponibilizamos este 'consultório avançado', sabendo que os caminhoneiros levam uma vida sem tempo pra nada, pois vivem na estrada. Decidimos lançar este projeto depois de estudarmos os assuntos relacionados com a Saúde Bucal e verificarmos que a perda de um único dente, além de mexer com a auto estima da pessoa, passa a acelerar a perda de mais dentes. Além é claro dos inúmeros problemas que acarretam a má alimentação, uma das principais causadoras das doenças bucais. E uma vida na estrada, muitas vezes não nos facilita comermos bem ou de maneira adequada e nem passarmos no dentista no período adequado de se passar”, declarou Ari da Auto Escola, principal incentivador do projeto.

Excepcionalmente este mês, por solicitação da organização da FAPI, a UNIDADE MÓVEL ODONTOLÓGICA estará localizada em frente a praça de alimentação, atendendo a todos com uma equipe de dentistas que promoveram consultas de prevenção do câncer bucal.