Prefeita Belkis recepciona equipe de robótica de Ourinhos campeã Mundial


Na tarde desta terça-feira, 10, a Prefeita Belkis Fernandes recebeu a equipe Sesi Robotics School, de Ourinhos, que foi a grande campeã do Open European Championship, torneio internacional de robótica realizado em Tenerife, Espanha, de 4 a 7 de maio.
 

A prefeita Belkis afirmou que os alunos da robótica são um grande orgulho para Ourinhos. “Fiz questão de receber a equipe, pois esta conquista é um grande orgulho para toda cidade. Eles estão projetando o nome de Ourinhos para o mundo. Além disto, a robótica proporciona o desenvolvimento cognitivo, social e a participação em competições proporciona experiências e intercâmbio cultural”, concluiu.
 

Os alunos de Ourinhos obtiveram a pontuação máxima na classificação geral e subiram ao lugar mais alto do pódio, superando mais de 40 equipes do mundo inteiro.
 

De acordo com a diretora do SESI, Janete Vidor Guimarães, foi uma emoção indescritível a conquista dos alunos. “É uma sensação de dever cumprido. Com um trabalho árduo e persistente foi possível passar por todas as etapas até chegar nesta fase mundial. É emocionante vê-los se destacando mundialmente”, ressaltou.
 

A equipe de robótica foi formada pelos alunos Daniel Ortiz Hoffmann Bonício, Luiza Saturnino Camacho, Leonardo Rodrigues de Souza, Vitoria Anna de Almeida Santos, Ana Beatriz do Nascimento Servilha, Livia Maria Cruz Melfa, Eminy Beatriz Martins Sanches e tiveram a orientação de Daniele Ortiz Hoffmann Bonício e do técnico da equipe Fagner Joilson Diniz Benedito.
 

“O projeto de robótica foi concebido em 2008 e a partir de 2009 começamos a participar de competições. Já tivemos a oportunidade de participar algumas vezes de competições internacionais. Para chegarmos até o mundial, precisamos passar pela fase regional, estadual e nacional. No campeonato mundial participaram 40 países e 89 times nesta fase final”, informou Daniele.
 

No circuito internacional de robótica, além das provas práticas, com os robôs, os estudantes também apresentam um projeto de pesquisa, que para esta temporada tem como tema Trash Trek.
 

Como parte do desafio, os alunos devem identificar problemas relacionados ao lixo e apontar soluções inovadoras para diminuir sua produção, indicar maneiras eficientes de realizar o reaproveitamento de resíduos, bem como o transporte e o armazenamento desses materiais descartados. Nas competições internacionais, o idioma oficial é o inglês.
   
Alunos campeões

A aluna Vitória Anna de 14 anos, do 9º ano, sonha em ser engenheira mecatrônica. De acordo com ela a robótica ajudou nesta escolha. “Já participo da robótica há 3 anos, esta foi minha primeira competição internacional. Foi mágico participar e melhor ainda ter ganho. Agradeço ao SESI, aos professores, técnicos, mentores por proporcionar esta oportunidade e ao apoio dos nossos pais e amigos e da Prefeitura”, destacou.
 

Outro aluno campeão, Leonardo de Souza, 15 anos do 9º ano também quer seguir na área de engenharia mecatrônica. “Aprendemos muito de física, programação. Gosto desta área e pretendo seguir para engenharia. Participar do Mundial foi incrível, pois nunca tinha conhecido outro país. Agradeço aos técnicos, família e a todos que nos acompanharam para chegar até lá”, concluiu.
 

A conquista do mundial teve um gosto especial para Leonardo, visto que a final aconteceu no dia do aniversário de 15 anos do garoto ourinhense. “Nosso sentimento é um misto de felicidade com orgulho. No primeiro ano dele na robótica já conseguiu esta conquista”, afirmou Luiz Antônio Rodrigues, pai do aluno.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »