EMEIS “Érico Veríssimo” e “Vinicius de Moraes” realizam projetos de Educação Ambiental e Alimentação Saudável

EMEIS “Érico Veríssimo” e “Vinicius de Moraes” realizam projetos de Educação Ambiental e Alimentação Saudável

Atendendo aos preceitos de educação ambiental e de alimentação saudável para promoção do bem estar e da saúde, os alunos das EMEIs “Érico Veríssimo” e “Vinícius de Moraes” estão desenvolvendo o Projeto Educação Ambiental e Nutricional com a horta escolar.
 

O Projeto criado pela Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação tem como finalidade a mudança de hábitos e atitudes frente ao próprio corpo e à natureza, considerando que, cuidar de si mesmo e do meio ambiente é uma atitude de amor e de respeito, que reflete positivamente no planeta, local onde todos vivem e são afetados, individual ou coletivamente, pelas ações humanas.
 

A horta, cultivada com a parceria das crianças, transforma-se em um ambiente de educação social, ambiental, alimentar, que desperta sentidos, promove interação, responsabilidade, conhecimento, respeito e prazer. As hortaliças cultivadas enriquecem o cardápio e estimulam a alimentação saudável, através do preparo de receitas como a do pão de cebolinha, que se transforma num lanche natural, recheado com cenoura e alface fresca e orgânica.
 

O self-service, adotado pela escola como sistema de alimentação, permite o porcionamento adequado à vontade e à necessidade da criança, promovendo a autonomia e a liberdade de escolha dos alimentos colocados no prato.
 

Sabendo do quanto a alimentação não saudável é hoje estimulada pela mídia, como medida de prevenção a doenças não transmissíveis na idade adulta, a Secretaria de Educação realiza a avaliação antropométrica, com o intuito de demonstrar o estado nutricional das crianças, direcionando ações de combate à obesidade infantil, bem como encaminhamento de casos graves a especialistas.
 

Cientes da função da escola como local de apropriação do conhecimento e da criança como agente de divulgação das ações educativas, especialistas da saúde são convidados, a fim de aprofundar saberes das crianças, famílias e comunidades, influenciando a mudança para comportamentos adequados.
 

Sendo a escola responsável pela formação da inteligência e da personalidade, desenvolve também o Projeto de Educação Financeira, permitindo que a criança aprenda, desde pequena, a ser um empreendedor, a poupar, a controlar sua vontade em função de uma meta estabelecida.
 

Acreditando que a felicidade da criança está no brincar, a escola prepara atividades prazerosas, que envolve o coletivo e promove a interação social, a convivência e a cooperação.
 

Assim, a escola apresenta a cultura elaborada através das brincadeiras e da interação social, cumprindo sua função de educar para uma vida cidadã, solidária, cooperativa e saudável.

Alunos trabalham ainda com o Projeto de Educação Financeira

EMEIS “Érico Veríssimo” e “Vinicius de Moraes” realizam projetos de Educação Ambiental e Alimentação Saudável

Para evitar a obesidade infantil, alunos participam de avaliações antropométricas
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »