Dengue zero em Ribeirão do Sul

De acordo com o Departamento Municipal de Saúde de Ribeirão do Sul, representado pela Sra. Nilza Neres Bandeira Ribeiro, as estatísticas mostram que a atuação em conjunto do poder público e da comunidade ribeiraosulense tem surtido resultados positivos no combate ao mosquito Aedes Aegypiti.

Neste ano, diante do quadro epidemiológico de dengue que o país vem enfrentando, o Município em parceria com a sociedade civil, decidiu após uma em uma reunião disparadora realizada com parceiros ,ações relacionados ao enfrentamento do mosquito Aedes Aegypiti.Participaram da reunião representantes dos departamentos da Prefeitura Municipal, a Articuladora Regional da Atenção Básica: Shirlene Teixeira, empresas privadas do município, membros da comunidade, escolas, igrejas, onde foi pactuada a realização de Arrastões a cada 02 meses, a conscientização dos alunos em salas de aulas, e mobilização externa e intensificação de visitas casa a casa, realizadas pelas agentes Comunitária de Saúde.

Ainda ampliando os esforços no combate ao mosquito,atendendo a indicação da câmara de vereadores em parceria com a Escola Estadual Nicola Martins Romeira e Casa da Agricultura, realizou se a distribuição de sementes da planta crotalária, doada pela Fazenda Conti, com orientação do plantio.Esta planta tem propriedades repelentes.

Outra ação foi a adesão ao Programa Federal de Incentivo à “Campanha Todos Juntos contra o Aedes Aegypti”,com visitas das Agentes Comunitárias de Saúde todos os sábados.

Até o momento, o impacto é do município não ter nenhum caso de dengue confirmado.

Em que pese os resultados positivos desta união , a vigilância e o combate deve continuar.