Belkis participa do “II Café Sensorial” promovido pelo Sincomerciários e Fecomérciários de Ourinhos





Evento teve como objetivo discutir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

A prefeita Belkis Fernandes acompanhada do chefe de Gabinete José Luiz Teixeira Quenca e do secretário municipal de Saúde André Mello participou na manhã desta quarta-feira, 25, do “II Café Sensorial” promovido pelo Sincomérciários Ourinhos e a Fecomérciários (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo).
 

O evento teve como objetivo discutir com o poder público, as autoridades presentes, empresários, representantes da APAE, AADF, setores de RH das lojas, entre outros, a importância de incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
 

Durante sua participação no “II Café Sensorial”, Belkis destacou a relevância de realizar eventos como esse. “É muito importante este evento, pois demonstra que o comércio está unido em uma causa importante que é a inclusão social. Cumprimento as associações, entidades, empresários, a UNESP e representantes do comércio de vários estabelecimentos e dizer que a importância desse momento é que nós temos que nos colocar no lugar do outro e nos sensibilizar para que o primeiro passo seja dado e a inclusão seja realizada”. 
 

Eunice Aires, Professora e Coordenadora do Departamento de Educação e Responsabilidade Social da Fecomerciários comentou sobre o incentivo que é dado aos comerciantes para a contratação de pessoas com necessidades especiais. “Esse é um momento de sensibilização para que haja inclusão com qualidade. A gente parte de uma premissa, um estabelecimento comercial ele tem que trabalhar para todo mundo. A pessoa com deficiência ela é não apenas um trabalhador, mas também uma consumidora. Então como o estabelecimento comercial e a maior parte deles têm menos de 100 funcionários e de certa forma não estariam obrigados as cotas, a gente incentiva para que eles abram esse espaço de contratação da pessoa com deficiência de uma maneira natural e espontânea, pois quando ele faz isso ele torna o ambiente acessível para ter um trabalhador com deficiência e, em contrapartida, ganha clientes com deficiência, porque ao chegar naquele ambiente a pessoa se sentirá acolhida e verá que há respeito e condição para ela também”, detalhou.
 

Também presente no Café, o presidente do Sincomércio Frednes Correa Leite agradeceu pelo convite e falou da união de esforços para que a inclusão aconteça nas empresas. “Agradeço o convite para estar aqui e digo que nós temos que fazer a nossa parte e contribuir com a inclusão no mercado de trabalho e com nossa união podemos fazer grandes parcerias e permitir que essas pessoas tenham os mesmo direitos que os outros trabalhadores”.
 

O Diretor Regional da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho de Marília, Rodolfo Minucci parabenizou os organizadores do evento e citou a parceria que possui com a Prefeitura de Ourinhos, através do Posto de Atendimento ao Trabalhador. “Gostaria de parabenizar o Bruzarosco pelo evento e agradecer a prefeita Belkis, pois é através dela que fazemos um trabalho de parceria com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e é graças a isso que conseguimos fazer a inclusão de pessoas”.
 

“Destaco que o PAT de Ourinhos é um dos melhores da região, inclusive entre cidades que tem um número maior de habitantes. Aproveito para pedir que as empresas procurem um PAT para que a gente possa contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência”, finalizou Rodolfo. 
 

Durante o evento houve a apresentação de palestras sobre a inclusão no mercado de trabalho, além de uma dinâmica com os participantes em que eles puderam vivenciar algumas situações iguais as das pessoas com deficiência.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »