Alunos da Escola Amélia participaram da 10ª Mostra Brasileira de Foguetes


Os alunos das salas 601 e 602 da EMEF Profª Amélia Abujamra Maron participaram no início deste mês da 10ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes, organizada pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) em parceria com a UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
 

A participação na competição ocorreu em etapas, sendo a primeira no dia 02 de maio, quando os alunos receberam as orientações a respeito do assunto, objetivos da competição, curiosidades sobre o universo, entre outras. Em seguida eles assistiram a vídeos oficiais da NASA sobre lançamento de foguetes reais para o espaço, seguido do lançamento do foguete de garrafa de água que seria o utilizado na atividade e instruções para a sua construção.
 

Já no dia 03 de maio, os alunos receberam os comandos finais e cuidados a serem tomados nos lançamentos e em seguida se dirigiram para o campo na escola e iniciaram o lançamento.
 

Com ótimas marcas, o 1º lugar ficou com os alunos Luiz Carlos e Liara (sala 601) com 13 metros, o 2º com Carlos e Tiago (sala 601) com 11,55 m e o 3º com o aluno João Vitor (sala 602) com alcance de 11,3 metros.
 

Após o fim dos lançamentos, os alunos retornaram para suas respectivas salas e discutiram a respeito da atividade desenvolvida, fazendo um levantamento sobre os erros e acertos.
 

É importante ressaltar que o foguete utilizado pelos alunos é de nível III (destinado a alunos do 6º ao 9º ano) com garrafa, pressão do ar, água e base de lançamento.

O que é a MOBFOG

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é um evento aberto à ação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na OBA.
 

Envolve os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem duas fases e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo 3 (três)alunos. Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »