Agentes da Defesa Civil de Ourinhos participaram de oficina preparatória para Operação Estiagem



Nos dias 10 e 11 de maio, os agentes da Defesa Civil de Ourinhos participaram de uma oficina preparatória para a Operação Estiagem (OPOE), organizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em conjunto com as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros. O evento ocorreu no Auditório do Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM).
 

Durante a oficina foram abordados temas sobre os cuidados com o período de seca, capacitando os municípios para atuarem preventivamente. Os agentes da defesa civil receberam ainda um treinamento sobre como manusear equipamentos, formação de brigadas, fiscalização de queimadas e incêndios, entre outros.
 

A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira; representando a secretaria de estado do Meio Ambiente Sandra Maria Correa Miller; SUCEN Regional de Marília Maria Elena da Silva; secretário municipal de agricultura de Marília, representando o prefeito Vinícius Camarinha, Takao Chintaku; coordenador regional de Defesa Civil de Marília, Capitão PM José Luciano Val; coordenador regional adjunto I-11 da Defesa Civil de Marília e agente da Defesa Civil de Ourinhos Harald Adolf Scharf e o subcomandante do 10º grupamento de Bombeiros de Marília Major PM Ricardo Justino.
 

De acordo com Harald, a participação na oficina foi de extrema importância para a equipe da Defesa Civil ourinhense. “Temos atendido muitas ocorrências de incêndio na cidade nesses últimos meses e sabemos dos perigos que isso pode causar. Com essa oficina e todo o treinamento que recebemos será muito importante para que possamos trabalhar com uma maior confiabilidade, seguindo todas as instruções que nos foi dada”.


É importante ressaltar que os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEDEC/SP poderão receber kits de estiagem com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios. Como Ourinhos tem cumprido todos os critérios, os agentes já receberam o kit no mês de abril.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »