8ª Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas acontece a partir deste final de semana

Foto/Agência Massiva

A partir deste sábado, 21, Ourinhos terá uma intensa programação teatral. Trata-se da Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas, que trará para a cidade um pouco do que se faz de melhor no teatro brasileiro contemporâneo.
 

O evento foi batizado com o nome de Sérgio Nunes, importante agitador cultural ourinhense falecido em 2008. Sérgio esteve presente na fundação de diversas atividades culturais  como: Centro Cultural Tom Jobim, Centro de Convivência Benedicto da Silva Eloy, Núcleo da Arte Popular, Escola de Bailado, Escola de Música e criação do Grupo Soarte, até hoje em atividade.
 

Os espetáculos da mostra se dividem em duas categorias. Há a mostra competitiva, de grupos ainda não tão consolidados no cenário nacional, que terão em Ourinhos a chance de mostrar seu trabalho e concorrer a prêmios em dinheiro; e os espetáculos especialmente selecionados e convidados pela curadoria do evento, com grupos de reconhecida atuação no cenário nacional.
 

Além da programação de espetáculos, o evento oferecerá também oficinas voltadas para os que buscam se aperfeiçoar na atividade teatral.
 

A abertura da mostra ficará por conta do grupo Os Satyros, um dos melhores grupos teatrais atualmente em atividade no Brasil e que marca destaque nesta Mostra.  Às 20h30 de sábado, no Teatro Municipal Miguel Cury, o grupo paulistano apresenta a montagem Pessoas Sublimes.
 

O espetáculo é a segunda parte uma trilogia iniciada em Pessoas Perfeitas. À beira da represa Guarapiranga, há um condomínio com um portal de passagem entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Lá vivem pessoas que dividem seus dramas, como o jovem nerd apaixonado pela menina fútil; o casal que cria abelhas sem saber o que os aguarda; as irmãs que se odeiam e tentam aprender a se suportar; o menino tímido e o ex-matemático. Os dramas desses personagens, e a dinâmica entre eles, dão o tom da montagem.
 

No domingo, dia 22, dose dupla de espetáculos na mostra. Às 17h, no Espaço Cultural Casa dos Ingleses (Avenida Rodrigues Alves 170), será encenada a peça Ambulante, da Companhia Arte Negus, de São Paulo. A peça acompanha os personagens Figura e Ououou. Um é ex-paraquedista militar, o outro um herdeiro de uma longa e distinta linhagem de mascateiros. Os dois são opostos que se complementam, e têm em sua banca os mais variados tipos de produtos.
 

Mais tarde, às 20h30, no Teatro Municipal, haverá a montagem de Histórias das Malocas, do Grupo Municipal de Teatro Pó Pá Tápa Taio, da cidade de Avaré. Trata-se de um espetáculo musical inspirado no universo de Adoniran Barbosa.
 

Na segunda feira, 23, às 20h30, haverá um espetáculo de dança, linguagem que também faz parte das chamadas artes cênicas. A Companhia Fragmento de Dança, de São Paulo, apresenta o espetáculo Porque somos mutantes.
 

A companhia teve como ponto de partida a obra do escultor e fotógrafo Jason Taylor para pesquisar um corpo impermanente por onde transitam memórias e sentimentos, numa linha de tempo não linear. Foram investigados alguns procedimentos utilizados por estátuas vivas a fim de entender o que se passa no contraste entre pausa e movimento.
 

Na terça, às 20h30, a Companhia Complexo de Actoris, de Ourinhos, apresenta no Teatro Municipal a montagem O Alienista, adaptada do texto homônimo de Machado de Assis. Na trama, acompanhamos Dr. Simão Bacamarte, que retorna ao Brasil após conquistar respeito em sua carreira de médico na Europa. Ele dedica-se ao estudo da psiquiatria e constrói um manicômio, onde abriga todos os loucos da cidade e região. Machado de Assis dialoga com as fronteiras do que é normal e do que é anormal, e explora, com ironia, o comportamento das pessoas, à vaidade e o egoísmo. A montagem tem direção de Karina Zimmermann, curadora da Mostra Sérgio Nunes.
 

A 8ª Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas acontece de 21 a 29 de maio. A programação completa, e informações sobre o evento, podem ser obtidas nas páginas facebook.com/culturaourinhos, facebook.com/mostrasergionunes e mostrasergionunes.wordpress.com;  ou pelo telefone 3302-3344. A Mostra é uma realização da Prefeitura Municipal de Ourinhos através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do governo do Estado de São Paulo.




Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »