Prefeitura reforça importância da busca ativa de casos suspeitos de Hanseníase

Share:
Atividades serão realizadas até o dia 26 de fevereiro
 

A falta de procura da população nos Postos de Saúde tem feito a Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos reforçar a necessidade da busca ativa de casos suspeitos de hanseníase.
 

Com o slogan “Hanseníase: Quanto antes você descobrir mais cedo vai se curar”, a Prefeitura realizará até o dia 26 de fevereiro em todas as Unidades Básicas de Saúde do município atividades para diagnosticar a doença em sua fase inicial.
 
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa e que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.
A transmissão da doença se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta forma infectante da doença (multibacilar - MB) e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis. O bacilo de Hansen tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas pessoas adoecem, porque a maioria apresenta capacidade de defesa do organismo contra o bacilo.
 

Caso você apresente manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, diminuição da sensibilidade ao calor, dor, tato, caroços e inchaços pelo corpo, procure uma UBS mais próxima de sua residência.
A hanseníase tem tratamento e tem cura!