Prefeitura assina convênio do curso ''Defesa Civil: A Aventura''

Share:


A Prefeita Belkis Fernandes, acompanhada do Chefe de Gabinete e presidente da Defesa Civil de Ourinhos, José Luís Teixeira Quenca e dos agentes da Defesa Civil, Harald Adolf Scharf e Alechandre Luiz Ribeiro, esteve em São Paulo para assinatura de um convênio com a Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de São Paulo na semana passada.

O convênio visa permitir que alunos das escolas municipais se conscientizem, de uma forma educativa, por meio de um jogo, sobre os riscos de desastres e as ações que podem ser tomadas para a redução dos riscos.

O jogo foi desenvolvido pela coordenadoria estadual de Defesa Civil de São Paulo (CEDEC/SP), em conjunto com a Casa Militar do gabinete do governador e a Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP), da secretaria estadual da Educação.

A Aventura, nome dado para o jogo, objetiva ensinar como prevenir enchentes, deslizamentos de terra e outras situações de risco provocadas por causa da chuva. A ideia é fazer com que esses jovens levem à comunidade tudo o que aprenderam com o jogo.

O game é desenvolvido em nove fases. Nelas, é necessário tornar seguro o ambiente por onde o jogador passa. Todo o conteúdo técnico do jogo foi repassado pela Defesa Civil à Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado (Evesp), que desenvolveu o programa.

A ferramenta é destinada aos alunos do ensino fundamental dos anos finais, ensino médio regular e educação de jovens e adultos (EJA). Em ambiente virtual, o game traz temas como defesa civil, deslizamento, tempestades e raios, inundação, estiagem, acidentes domésticos, afogamento, abrigo e comunidades resilientes.

Para a prefeita Belkis Fernandes a intenção é que o aluno seja um elo na cadeia de prevenção de riscos, considerando o potencial de multiplicação do conteúdo pelos mais jovens. “Ourinhos é uma cidade considerada resiliente pelas ações do Poder Público junto com a Defesa Civil. Acredito que esse convênio ratifica a posição do nosso município. A informação é importante meio de conscientizar nossos jovens sobre prevenção de riscos. Uma população que detém o conhecimento tem a possibilidade de se proteger melhor”, concluiu.