Começou hoje, 15, a Quinzena de Combate à Hanseníase em Ourinhos

Share:

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira, 15, a Quinzena de Combate à Hanseníase que se estenderá até o dia 22 de fevereiro.


Durante este período será feita a busca ativa de casos suspeitos da doença nas Unidades Básicas de Saúde do município, com o intuito de diagnosticar a doença precocemente, realizar o tratamento e a cura.


Alguns dos sintomas da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, diminuição da sensibilidade ao calor, à dor, ao tato, caroços e inchaços pelo corpo. Sua transmissão ocorre principalmente por meio das vias respiratórias, quando a pessoa infectada libera o bacilo no ar, pela tosse, espirro, fala ou bocejo.


Por se tratar de uma doença infecciosa, causada por um micróbio que atinge principalmente a pele e os nervos, a hanseníase quando não tratada causa incapacidade física grave.


Caso você apresente alguns dos sintomas, dirija-se em uma das Unidades Básicas de Saúde mais próxima de sua casa. A hanseníase tem tratamento e tem cura!