Christian Petermann é uma das atrações confirmadas do 10º Curta Ourinhos

Crítico do programa de TV Todo Seu, com Ronnie Von, ministrará oficina gratuita durante o evento

A décima edição do Curta Ourinhos, uma das mais importantes mostras de cinema de curta metragem do interior paulista, acontece de 15 a 20 de março de 2015 com atrações de peso para os amantes da sétima arte. Serão 34 filmes de todo o Brasil, com exibições diárias no Teatro Municipal Miguel Cury, sempre a partir das 20h30.


 

Um dos destaques dessa edição é a presença de Christian Petermann, jornalista e crítico de cinema há 29 anos, tendo já colaborado, entre outros, com veículos como a revista SET (editor-assistente entre 1994 e 1998) e o Guia da Folha de S. Paulo (entre 1997 e 2011).
 

Atualmente, é colaborador regular do programa da TV Gazeta Todo Seu (entre 2006 e 2012; retorno pós-julho 2015), das revistas mensais Rolling Stone e Revista da Cultura, curador do festival semestral Cine Vitrine Independente (ex-Cine MuBE), consultor para a ONG CineMaterna e sócio-fundador da Abraccine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema). Ministra cursos, oficinas e palestras em espaços como Casa do Saber, MIS, FAAP, Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Mario de Andrade, CineSesc e outras unidades do Sesc.
 

Em sua oficina, Christian discutirá os elementos básicos que constituem uma crítica consistente, seja esta escrita ou verbal. Como absorver melhor um filme, quais os detalhes imprescindíveis de serem analisados numa obra, até que ponto um texto crítico é e/ou pode ser pessoal? A atividade será construída prioritariamente em cima da conversa, da troca de informações, mas terá apoio teórico em conceitos e ideias de nomes como André Bazin, Fernão Ramos, Jean-Claude Bernardet e outros críticos/pesquisadores.
 

São 30 vagas disponíveis. As inscrições devem ser feitas enviando e-mail para curta@culturaourinhos.com.br. No campo assunto deverá constar “Oficina Christian Petermann”. A atividade é inteiramente gratuita e acontece nos dias 17, 18 e 19 de março, de 15h às 18h, no Teatro Municipal.
 

A programação completa do Curta Ourinhos pode ser encontrada na página curtaourinhos.wordpress.com, e novidades sobre o evento são publicadas regularmente em fb.com/mostracurtaourinhos.
 

O Curta Ourinhos é uma realização da Prefeitura Municipal de Ourinhos através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Governo do Estado de São Paulo.
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »