Vigilância Epidemiológica orienta pacientes que apresentem sintomas de Dengue


De acordo com balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica, no período de 05 de julho de 2015 a 14 de janeiro de 2016 foram contabilizados 23 casos de dengue em Ourinhos, sendo 21 autóctones e 2 importados.
 

Mesmo com um número pequeno de casos neste período, a Secretaria de Saúde tem trabalhado diariamente para manter a situação da doença controlada e longe de um quadro de epidemia. A equipe de Vigilância Epidemiológica tem feito vistoria nas casas e empresas para detectar possíveis focos de criadouros do Mosquito Aedes Aegypti, além de fazer a conscientização da população.
 

A Prefeitura também organizou uma Mega Operação Todos Contra o Mosquito Aedes Aegypt, prevista para iniciar na próxima segunda-feira, 18. Salvo exceção em caso de chuva. Todos os bairros serão contemplados por esta ação.
 

A Mega Operação iniciará pelo Pq. Pacheco Chaves, Jd. Itamaraty, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Paris.
   
Orientação pacientes com Dengue

Em decorrência disso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica orienta a população sobre os sintomas e o tratamento a ser realizado em casos de suspeita de dengue.
 

Os sintomas podem aparecer caso a pessoa resida ou tenha viajado nos últimos 14 dias para áreas onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença do mosquito Aedes.
 

Usualmente entre 2 e 7 dias após a picada do mosquito contaminado podem aparecer sintomas como: náusea, vômitos, exantema, dor muscular, cefaleia, febre, manchas avermelhadas no corpo, dor atrás do olhos, etc.
 

Caso a pessoa venha a apresentar alguns desses sintomas é necessário se dirigir até uma unidade de saúde do SUS mais próximo da sua residência para o devido atendimento e procedimentos cabíveis. Nesses casos a dica mais importante é não tomar medicamento por conta própria.
 

Até que o exame diagnostique se o paciente está com dengue, é preciso seguir algumas orientações em casa. O paciente deve permanecer em casa por um prazo de seis a sete dias a partir dos primeiros sintomas da doença; repousar e evitar qualquer tipo de esforço físico; manter-se hidratado, inclusive com soro e não ingerir medicamentos a base de salicilatos.
 

O fato do paciente permanecer em repouso em casa sem transitar pela cidade, além de ajudar no tratamento da doença auxilia na contenção da transmissão da doença. Por isto, aqueles pacientes com dengue devem tomar cuidados para não ser picados novamente.
 
10 MINUTOS POR SEMANA CONTRA A DENGUE

Ajude a combater a Dengue em Ourinhos, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti que também transmiste a febre chikungunya e o zika vírus. Verifique semanalmente em sua residência e trabalho, locais que podem acumular água, evitando assim que se formem criadouros do Aedes Aegypti.

Confira abaixo, os locais que você deve verificar:

* CAIXA D'ÀGUA

* CALHAS

* GALÕES, TONEIS, POÇOS, LATÕES E TAMBORES

* PNEUS E GARRAFAS VAZIAS

* RALOS

* BANDEJAS DO AR CONDICIONADO

* BANDEJAS DE GELADEIRA

* PRATOS DE VASOS DE PLANTA

* PLANTAS QUE ACUMULEM ÁGUA

* VASOS SANITÁRIOS SEM USO

* BALDES

* LONA PARA COBRIR ENTULHO

* SACOLAS PLÁSTICAS

* PISCINAS E FONTES 
   
   
Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »