Jessé Ribeiro ganha prêmio com o desenho animado ''Álvaro''


O cartunista, ilustrador, designer gráfico, artista plástico e professor em oficinas de desenho Jessé Ribeiro avança, com sucesso, em sua mais recente expressão artística, a de animação.  Seu segundo curta metragem, “Álvaro”, foi classificado, no final do ano passado, para a fase estadual do Mapa Cultural Paulista 2015/16 na categoria vídeo a ser realizada em São Paulo no segundo semestre desse ano.  O primeiro curta de Jessé, também desenho animado (sobre o mito do Avatar - entidade sagrada do hinduísmo), foi exibido no 7º Curta Ourinhos, em 2011.

Os representantes dos vídeos selecionados para a Fase Estadual receberão o "Prêmio Estímulo" de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e uma cota de DVD que será produzido pela Abaçaí Cultura e Arte, além de terem suas obras divulgadas em todo o Estado de São Paulo através da circulação dos vídeos desse DVD.

Natural de Santa Cruz do Rio Pardo, talento reconhecido internacionalmente e no meio artístico brasileiro em sua área, Jessé leva o nome da cidade de Ourinhos, mais uma vez, para um evento cultural importante.  Selecionado todos os anos, desde 2003, para exposições internacionais e nacionais com charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos (sendo premiado em todas essas categorias no Brasil e exterior), agora, comemora prêmio com desenho animado na capital paulista.  O filme é sobre um pacato cidadão que se torna ativista contra uma sociedade consumista governada por um regime totalitário.  “Qualquer semelhança com 1984, de George Orwell, não é mera coincidência”, afirma o autor.

Já classificado, em Marília, para a fase estadual na categoria Desenho de Humor Jessé conta que recebeu com entusiasmo a confirmação do prêmio através do produtor cultural Marco Valadares da Abaçaí Cultura e Arte, instituição que gerencia junto a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo atuações culturais diversificadas.

A circulação da produção das áreas de Literatura, Vídeo e Artes Visuais acontece através da publicação e divulgação dos seguintes produtos culturais: antologia, catálogo, CD e DVD elaborados pela Abaçaí Cultura e Arte. Estes são distribuídos aos artistas selecionados, bem como aos equipamentos públicos no maior número de municípios do estado de São Paulo.

“É um incentivo para eu me aprimorar e produzir mais filmes”, comemora o aspirante a diretor de curtas. Nos dois filmes, Jessé fez tudo sozinho: roteiro, direção, storyboard, arte, edição e a trilha sonora.  A técnica usada nas animações foi quadro a quadro.  “Não sei ler nem escrever partituras ou tocar algum instrumento.  Fiz as trilhas a partir de músicas e efeitos sonoros de domínio público baixados da web usando vários programas para a mixagem, cortei um trecho aqui, outro ali e inseri efeitos em partes de músicas que achei legal”, completa. 

Vale lembrar que Jessé foi premiado, em 2014, na fase estadual, categoria Desenho de Humor da edição anterior do Mapa Cultural Paulista.  A seletiva final e premiação da edição 2015/16 do Desenho de Humor acontecerá no segundo semestre de 2016.

Caricaturas

Esta semana, o portal UOL, do Grupo Folha, publicou galeria de caricaturas de David Bowie, cantor e ator inglês falecido no dia 10 de janeiro desse ano aos 69 anos.   Jessé foi um dos selecionados por Jal José Alberto Lovreto, curador da pequena exposição virtual, para prestar homenagem ao camaleão do rock junto de grandes nomes do cartum brasileiro.  A galeria pode ser acessada com o link http://musica.uol.com.br/album/2016/01/11/artistas-brasileiros-homenageiam-david-bowie-com-caricaturas.htm#fotoNav=22




Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »