Prefeitura orienta munícipes sobre os cuidados a serem tomados com animais peçonhentos

Com o aumento das temperaturas, o aparecimento de animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões acaba ficando mais comum na cidade. Por isso, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde orienta a população sobre os cuidados a serem tomados para evitar a presença desses animais nas residências.

O acúmulo de lixo, tijolos e madeiras guardados em um canto no quintal podem servir de moradia para esses tipos de animais, como explica a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica Lilia Sionéia Becheri. “O aparecimento de animais peçonhentos aparece principalmente em imóveis que não mantém uma ordem de limpeza, ou seja, não faz a vistoria correta de terrenos, jardins e acumula muitos materiais inservíveis, como madeira e tijolos. O ideal é manter a residência e seu entorno sempre limpo e até mesmo a vasilha em que é colocada ração para o animal de estimação”.

A Prefeitura mantém um trabalho educativo que é realizado pelos agentes de endemias, que se deslocam até as residências conforme relatos de aparecimento desses animais e fazem uma inspeção no local.

“Sempre que recebemos uma denúncia, nossa equipe se desloca até o local e verifica a situação do imóvel da pessoa, inclusive se o animal tem abrigo, alimento e água, que são as condições necessárias para a sua sobrevivência. É importante também verificar o aparecimento de baratas, uma vez que elas são a principal alimentação dos escorpiões. Como não existe veneno para matar os escorpiões é necessário eliminar as baratas fazendo uso de inseticidas e tampando os ralos de banheiros durante a noite”, explicou Lilia.

Em caso de picada de escorpião ou de aranha a pessoa deve se dirigir imediatamente para o Pronto Socorro da Santa Casa, pois lá é o local onde existe um soro antidoto que será aplicado no paciente, caso seus sintomas sejam agravantes.

Vale lembrar que a picada de um escorpião pode ser mais perigosa se ocorrer em crianças e idosos, daí a necessidade de prestar um socorro imediato da vítima.



Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »