Prefeitura adere a Campanha Novembro Azul e conta com programação especial para os homens

A campanha se estende até o dia 20 deste mês
Após dedicar o mês de outubro para os cuidados com a saúde das mulheres, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde aderiu por mais um ano a Campanha “Novembro Azul”, desta vez voltada para a prevenção do câncer de próstata e de intestino.

Até o dia 20 de novembro, homens a partir dos 50 anos de idade ou com sintomas de câncer de próstata na família podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e realizar exames de PSA e de sangue oculto nas fezes.

A próstata é um órgão exclusivo do sexo masculino e está localizada abaixo da bexiga, na frente do reto. O tamanho da próstata varia com a idade. Em homens mais jovens tem aproximadamente o tamanho de uma noz, mas pode ser muito maior em homens mais velhos.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando apenas atrás dos tumores de pele e é o sexto tipo mais comum no mundo. A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

Por ser considerada uma doença que não apresenta sintomas na fase inicial é importante a prevenção e o diagnóstico precoce. Quando em estágio avançado alguns sintomas como micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, impotência, entre outros, podem aparecer.

É importante lembrar que o exame de PSA (determinação do nível de antígeno prostático específico) é considerado um marcador importante de alterações na próstata, embora não seja específico para câncer.

Já o câncer de intestino (cólon e reto) encontra-se entre os dez primeiros tipos de câncer mais incidentes, sendo a quinta causa de morte por câncer no Brasil. Acomete indivíduos dos sexos masculino e feminino, principalmente após os 50 anos de idade.

Este tipo de câncer é considerado traiçoeiro em decorrência dos sintomas aparecerem quando o tumor já se encontra em estado avançado. Qualquer alteração no ritmo intestinal, constipação, diarréia, anemia, sangue ou catarro nas fezes e emagrecimento são indícios de que a pessoa pode estar com a doença.

Adotar hábitos saudáveis com a prática de atividades físicas, alimentação saudável, rica em fibras, vegetais e frutas e fazer o exame de sangue oculto nas fezes anualmente podem ajudar na prevenção da doença.



Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »