Campanha contra a Tuberculose termina na próxima segunda-feira

17 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Combate à Tuberculose

Termina na próxima segunda-feira, 16, a Campanha Estadual de “Intensificação de Busca de casos de Tuberculose – 2ª fase” que está em andamento em Ourinhos e que tem como intuito detectar novos casos da doença.

Durante este período os profissionais das Unidades de Saúde Municipais estão intensificando a busca de sintomáticos respiratórios dentre os usuários do SUS de cada Unidade e na área geográfica de sua abrangência de atendimento.

Toda pessoa com tosse há cerca de 3 semanas ou mais é um sintomático respiratório (SR) e deve procurar um dos seguintes postos para fazer a coleta de escarro: Centro de Saúde I de Ourinhos, UBS Vila Odilon, UBS Vila Margarida, UBS Vila São Luiz, UBS Vila Brasil, UBS Jardim Itamaraty, UBS Parque Minas Gerais, UBS CAIC - “Airton S. da Silva”, UBS Região Oeste, UBS “Dr. Hélio Migliari” – COHAB, USF Jardim São Jorge, USF Jardim Josefina, USF Parque Pacheco Chaves, USF Jardim Flórida, USF Itajubi, Núcleo Saúde Jd. Guaporé, Núcleo Saúde Jd. Matilde.

Uma das estratégias para o controle da Tuberculose consiste em descobrir e tratar precocemente os casos da doença. Inclusive durante o ano são efetuadas duas campanhas para detecção de casos de tuberculose, sendo uma em março devido ao Dia Mundial da Tuberculose, instituído no dia 24/03 e outra em novembro em decorrência do Dia Nacional do Combate à Tuberculose, celebrado em 17 de novembro.

Vale lembrar que no mês de setembro, Ourinhos recebeu do Grupo de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, o Prêmio “Qualidade nas Ações de Controle de Tuberculose”. Este prêmio é concedido aos municípios do Estado de São Paulo que apresentam o melhor desempenho em relação ao controle da tuberculose, contemplando a cura dos casos da doença acima de 85% e a busca ativa dos sintomáticos respiratórios.


Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »